Como criar um Mídia Kit que atrai as marcas

novembro 26, 2018

Como criar um Mídia Kit incrível que atrai as marcas. O que incluir, como enviar e quanto cobrar por publicidade. Mais 2 modelos para você se inspirar.

Como fazer mídia kit

Oii Amores! Tudo certo?
Hoje vou falar um pouco sobre mídia kit. Muitas blogueiras iniciantes ainda tem muitas dúvidas de como criar e, como enviar para as marcas. Então vem comigo que vou esclarecer todas as suas dúvidas.

Conheça:

O que é Mídia Kit?

O mídia kit nada mais é do que o 'currículo ' do seu blog/Canal (Blog, Canal, Redes sociais). Nele irá ter todas as informações importantes do seu blog. Com o mídia kit fica mais fácil das marcas ver suas informações em um só lugar. Além de ficar muito mais profissional na hora de fazer uma proposta de publicidade com alguma marca. Todas as blogueiras/influencer que queiram profissionalizar seu blog tem que ter seu mídia kit.

Como criar o Mídia Kit? 

O mídia kit pode ser criado em qualquer ferramenta/app de edição (Word, PowerPoint, Canva, Photoshop). Eu recomendo muito o app/site Canva. É uma ferramenta fácil de mexer e com designs prontos lindos. E você pode fazer pelo celular mesmo. Mas lembre-se de fazer um Mídia Kit com a mesma identidade visual do seu blog. Crie um Mídia Kit que qualquer pessoa que vê-lo, irá lembrar do seu blog. 

Quais informações são necessárias no Mídia Kit?

Como disse lá no começo do post, nele terá todas as informações importantes do seu blog, como por exemplo: número de visualizações, público dominante, principais idades do público, região, etc. Além também de ter os tipos de publicidade e parcerias que você faz.

Ficou confuso? Vou explicar tópico por tópico. 
  • Sobre o blog/canal: Apresente seu blog. Fala sobre seu nicho e o que seu blog aborda. Conte sobre quando começou a blogar e porquê entrou nesse mundo digital. Fale sobre a consistência do seu conteúdo e, porquê as pessoas se interessam por ele. Conte tudo de uma maneira clara e objetiva (ninguém tem tempo de ler longas historias). Escreva do seu jeitinho, sem parecer um robô,sabe? Haha
  • Estatísticas: Agora é a hora de colocar seus números 'pra jogo' haha. Utilize o Analytcs para conseguir essas informações. Informe suas visualizações (diárias e mensais). Mas as marcas querem saber muito mais do que seu número de visualizações. Então coloque também no seu mídia kit mais informações sobre seu público. Como por exemplo: idade, sexo, região de maior acesso, quanto tempo permanecem dentro do seu blog, assuntos que eles mais gostam de ver no seu blog, etc. Venda seu peixe com números reais,ok?
  • Mídias sociais: Informe as mídias sociais onde seu blog está presente (Facebook, Instagram, Twitter). Informe as estatísticas de cada uma: seguidores, visualizações, comentários e curtidas.
  • Tipos de publicidade/parcerias: Nesse espaço fale sobre os tipos de trabalhos que seu blog faz. Os mais conhecidos são: banners, publipost, permuta, cupons de descontos, presença em eventos, concursos e sorteios. Cabe a você decidir quais tipos deseja trabalhar e, os preços que irá cobrar. Lembre-se também de colocar os benefícios que a marca terá em anunciar no seu blog.
  • Contato: Por último coloque todos os seus meios de contato (telefone, email, caixa postal ou endereço).

Leia também:
Como fazer um Mídia Kit para Instagram

Como fazer mídia kit

Quanto devo cobrar por publicidade/parcerias?

Não tem uma regra para isso. O valor da sua publicidade vai depender do trabalho que você vai ter para fazê-la. Vai depender das horas de trabalho, do nicho, do seu engajamento, das mídias onde será publicado. Para facilitar para você vou deixar uma dica. No Blog Sernaiotto está disponível uma calculadora onde você coloca seus dados e, ela dará um valor no qual você pode se basear para cobrar suas publicidades. Clique aqui para acessar.

Qual a maneira correta de enviar meu Mídia Kit para as marcas?

A maneira mais profissional é enviar por email junto com uma proposta de publicidade/parceria. Na maioria dos sites de marcas tem um email para contato e/ou parceria e é nele que irá enviar. Por outro lado também, as próprias marcas podem entrar em contato com você e solicitar seu mídia kit, mas nesse caso blogs iniciantes são poucos notados. E como eu disse lá no começo o mídia kit é o currículo do seu blog. Então não a vergonha nenhuma de ir atrás de trabalhos.

Como fazer mídia kit

Espero muito que eu tenha ajudado vocês. Qualquer dúvida só deixar nos comentários que respondo o mais breve possível. Não esqueça de compartilhar esse post com as amigas blogueiras.

Curso que me ajudou a ganhar dinheiro com meu Blog:

Xoxo, Gleicy!

You Might Also Like

10 comentários

Me conte oque achou do post.

Popular Posts

Newsletter

Like us on Facebook

Flickr Images